Técnicas de SEO YouTube para bombar o seu canal

Você já parou para pensar no tamanho do YouTube? Atualmente, são aproximadamente 1,8 milhões de usuários ativos por mês. Além disso, ele é a plataforma mais completa para a divulgação de conteúdos em vídeos de qualquer duração. Por isso, muitas empresas utilizam de técnicas de SEO para YouTube como maneira de impulsionar seu canal.

Mas afinal, do que se tratam essas técnicas? Na verdade, elas fazem com que o seu material fique otimizado, o que atrai um número maior de internautas e pessoas interessadas nos assuntos postados. E aí? Quer saber como bombar seu canal do YouTube? Então confira o post!

Técnicas de SEO para Youtube: como funciona

Usar técnicas de SEO nos vídeos de um canal ajuda sua empresa a ter maior relevância na web. Mas afinal, como isso funciona?

É o seguinte: o YouTube é uma plataforma que usa um sistema de ranqueamento semelhante ao utilizado pelo Google para colocar sites na primeira página. 

Dessa maneira, o YouTube SEO define algumas “regras” para quem deseja ficar no topo dos vídeos mais acessados da plataforma. Essas normas têm o objetivo de garantir que o site sempre oferecerá aos internautas o conteúdo mais relevante, assim como no Google.

Portanto, saber usar as ferramentas assertivamente é uma maneira de garantir que você atrairá um número maior de visualizações. Mas, mais do que isso, que elas serão de pessoas realmente interessadas no conteúdo abordado por você. 

Agora que você já entendeu o que as técnicas de SEO para YouTube podem fazer pelo seu negócio vamos colocar a mão na massa. Preparado?

YouTube SEO na prática

Preste atenção ao título

Assim como qualquer título, o nome que você dá ao seu conteúdo no Youtube tem a função de deixar claro para os mecanismos de busca que tipo de assunto o usuário encontrará.

Portanto, é preciso que o título seja sucinto e curto, em torno de 40 a 55 caracteres no máximo.

Além disso, certifique-se de que a sua palavra-chave está presente, de preferência, logo no começo. Dessa maneira, ela é facilmente identificada pelo algorítmo.

Faça uma boa descrição

Os robôs do YouTube também escaneiam a descrição para compreender qual será o assunto abordado no vídeo. Por isso, faça um texto completo, como um resumo de blog post, de até 500 palavras, discorrendo sobre o tema. Mas atenção! Isso não significa narrar todo o conteúdo, ok?

Na verdade, a intenção aqui é mostrar ao internauta o que ele encontrará quando der play e deixá-lo curioso. Portanto, a descrição deve funcionar como uma amostra do seu vídeo e deve ser articulado de maneira inteligente.

Fixe um comentário

Outra forma de fazer com que seu conteúdo se destaque é mostrar ao algoritmo que há engajamento no seu canal. Por isso, assim que as pessoas começarem a interagir, fixe alguma dessas interações no topo da lista de comentários.

Se possível, tente escolher o mais bacana de todos: algum que faça um elogio ou que chame atenção para pontos importantes do vídeo. Afinal, quando alguma outra pessoa for comentar, será o primeiro impacto textual que ela terá.

Compartilhe em outras redes sociais

Assim como mencionamos no item acima, quanto mais interatividade, melhor. Por isso, compartilhe seus vídeos em outras redes sociais e peça para as pessoas comentarem, curtirem e se inscreverem no seu canal. Isso gerará um fluxo orgânico muito benéfico para ranquear bem o seu conteúdo.

Mas atenção! Ninguém merece gente chata que fica pedindo curtida, não é mesmo? Por isso, tente trazer as pessoas de uma maneira legal, dinâmica e interativa. Poste textos engraçados, aguce a curiosidade e divulgue seu canal no momento correto para não cansar o usuário.

Use TAGs

As TAGs nada mais são do que palavras-chaves relacionadas ao seu texto. Contudo, nada de colocar um milhão de termos, ok? O YouTube só reconhece em torno de sete tags e, por isso, o ideal é escolhê-las com sabedoria.

Para isso, você pode pesquisar vídeos populares que estão usando a mesma palavra-chave que você. Em seguida, anote as três mais utilizadas e use exatamente as mesmas para ter mais chances de ranquear o seu conteúdo.

Além disso, considere usar também uma palavra fixa relacionada ao seu site no geral e não somente ao conteúdo do seu vídeo (ex: receita e bolo vegana, receita de bolo fácil, receita de bolo de chocolate…). Dessa maneira, o YouTube vai mostrar apenas materiais de sua autoria na aba “vídeos relacionados”, ocasionando uma probabilidade grande de que a pessoa continue vendo conteúdos do seu canal.

Escolha uma thumbnail assertiva

Sabe aquele miniatura de vídeo, que aparece como uma capa do conteúdo no YouTube? Então, esta é a thumbnail.

Logo, se você quer garantir um clique do usuário, a thumbnail precisa se destacar e chamar a atenção de quem está navegando pelo site.

Mas atenção! Isso não significa que você deve escolher uma imagem super colorida e cheia de elementos. Na verdade, o ideal é optar por uma composição que consiga refletir, sucintamente, qual é o conceito do seu vídeo.

Precisa de ajuda para produzir seus conteúdos?

Como todos devem saber, na internet, o conteúdo é soberano. De nada adianta dominar todas as técnicas de SEO se você não tiver materiais realmente relevantes para oferecer ao seu público-alvo. Entretanto, estratégias de SEO para YouTube e Google, aliados a boas produções, geram muito retorno!

Por isso, conte conosco! A Caktus é uma empresa focada em construir resultados usando ferramentas digitais. Nossa equipe é formada por experts em diversas áreas, prontos para estudar quais estratégias lhe gerarão mais engajamento nas redes.

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Henrique Borges

Também conhecido como Rick Borges, Henrique é formado em Publicidade e Propaganda e já teve experiências nas mais diversas áreas. Hoje, trabalha como social media, mas sua paixão e curiosidade pela comunicação o impulsionam a se envolver e transitar entre os mais diversos campos: design, redação, audiovisual e tudo mais que a criatividade permitir!

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