Como contratar um profissional de marketing

Ter um profissional de marketing na sua empresa é uma peça chave para fazer com que a comunicação entre a agência e a sua companhia flua de maneira efetiva. Afinal, ele irá atuar como um mediador entre as duas partes e será responsável por todos os feedbacks e solicitações.

Além disso, essa pessoa deverá avaliar se todo o objetivo comunicacional foi alcançado pela agência e se os retornos estão sendo entendidos e absorvidos pela sua equipe.

Contudo, apesar de fundamental, o que observamos é que a contratação desse profissional é um problema real no mercado. Pensando nisso, destacamos alguns pontos para que você fique atento no momento selecionar quem atuará com o marketing dentro da sua empresa. Confira!

Dicas para contratar um bom profissional de marketing

Agilidade

Como apresentado anteriormente, o profissional de marketing será responsável por fazer uma ponte entre a agência e a empresa. Além disso, para exercer uma boa mediação, ele precisa saber qual é a imagem que o seu negócio deseja transmitir, as reais necessidades do seu público e se eles estão absorvendo a comunicação recebida.

São muitas e complexas as suas funções, não é mesmo? Por isso, é imprescindível que o profissional contratado seja ágil e eficiente. Ele precisa estar atento a todos os detalhes, ter capacidade de ouvir e, principalmente, de dialogar e se fazer entender.

Experiência

Claro que um profissional novo pode te surpreender mas, no geral, procure por pessoas que já têm experiência no mercado. Afinal, o responsável pelo marketing vai coordenar e direcionar muitas equipes ao mesmo tempo e, por isso, o ideal é que ele tenha familiaridade com as situações e saiba como conduzir o processo da melhor maneira possível.

Além disso, muitas vezes ele precisará apontar erros de comunicação, como no caso de as suas exigências não serem claramente entendidas pela agência. Logo, quanto maior a sua bagagem, mais facilidade ele terá para identificar esses equívocos e resolvê-los.

Conhecimento de marketing

Imagino que você deva estar se questionando: “mas experiência e conhecimento de marketing não são a mesma coisa?”. Bem… sim e não. Provavelmente uma coisa virá junto com a outra, entretanto, a experiência está mais ligada às vivências do mercado de trabalho, enquanto o conhecimento está relacionado ao domínio das ferramentas de marketing.

Para se certificar que o profissional contratado sabe gerir esses instrumentos uma boa dica é exigir algumas certificações de mercado, como o Hubspot, Rock Content etc. 

Suporte de alguém que entenda de marketing no processo de contratação

Imagine a seguinte situação: um advogado será contratado em um escritório e, para isso, terá que desenvolver um texto jurídico. Logo, não faz muito sentido que um técnico de futebol leia o conteúdo e efetive (ou não) a contratação, certo?

Quando falamos de marketing, a ideia é a mesma! As ferramentas de comunicação são muito complexas e, por isso, é de extrema importância que alguém que entenda do assunto faça parte do processo seletivo. Essa é uma maneira de assegurar que você contratará a pessoa certa!

Aplique um teste prático

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, realizar um teste prático é de extrema importância para assegurar que você escolherá um bom profissional. Por isso, peça ao expert em marketing que está te ajudando no processo seletivo para elaborar um teste prático completo.

Você pode, por exemplo, solicitar que o candidato crie um conteúdo com apelo visual, um bom texto e ainda coloque os canais onde a peça será veiculada. É uma maneira de reunir três exigências de uma só vez.

E não se esqueça! O teste precisa ser avaliado, novamente, por alguém que conheça do assunto.

Alinhe o perfil da pessoa aos valores da sua empresa

Seja um profissional de marketing ou de outra área, essa dica é muito importante: para que uma pessoa consiga se desenvolver na sua empresa é imprescindível que ela tenha um perfil que converse bem com os valores do seu negócio. É o que chamamos de “fit”.

Não adianta ter técnicas muito boas se o candidato não se encaixar com a cultura da companhia. Nesse caso, provavelmente em pouco tempo haverá um choque de ideias e será preciso desvincular esse profissional, o que significa perda de tempo e dinheiro para você.

Estabeleça métodos avaliativos durante a experiência

Não é porque o profissional foi contratado que ele não deva continuar a ser avaliado. Até mesmo porque essa é uma maneira de garantir que ele continua se atualizando e buscando se qualificar.

Por isso, é de extrema importância criar métodos para avaliar vários pontos de soft e hard skills (competências comportamentais e sociais do profissionais), principalmente durante o período de experiência.

Gostou das nossas dicas para contratação de um profissional de marketing?

Esperamos que sim!

A Caktus é uma empresa de marketing estratégico focada em resultados digitais. Unindo experiência prática e teórica, o objetivo do nosso blog é ajudá-lo a ampliar os seus conhecimentos sobre as ferramentas da comunicação e saber como usá-las ao seu favor.

Ainda tem dúvidas? Fale conosco!

Luiza Lima

Luiza Lima é comunicativa e ama escrever. Devido a essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplicá-las de maneira eficiente no marketing digital.

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