Processo de vendas: Passo a passo para construir um para seu negócio

O processo de vendas funciona como um guia da empresa com todas as etapas que orientam a equipe comercial a desempenhar suas atividades de maneira assertiva e eficiente. Por essa razão, um processo bem estruturado influencia (e muito) no sucesso do seu negócio.

Contudo, muitas companhias começam a realizar as vendas sem ter um processo bem definido, o que pode fazer com que estejam deixando de lado ferramentas que poderiam aumentar o faturamento total. Pensando nisso, a Caktus elaborou alguns pontos para direcionar suas vendas. Confira!

Passo a passo para um bom processo de vendas

1 – Tenha uma boa equipe

Antes de mais nada, é preciso que você selecione profissionais aplicados e que tenham interesse em crescer junto com a sua empresa. Afinal, não adianta nada estabelecer boas estratégias se elas serão executadas por maus profissionais, certo?

Para saber mais sobre o assunto, leia nosso post sobre como montar uma equipe de vendas digital! Nele, reunimos dicas muito valiosas para você escolher o melhor time possível!

2 – Mensure o custo de aquisição de cada cliente

É fundamental ter um entendimento de quanto custa trazer cada cliente. Para fazer este cálculo, você pode dividir a soma dos investimentos para adquirir um cliente pelo número de pessoas ou empresas conquistadas, usando como referência um determinado período. 

Isso o ajudará a guiar quais ações são as melhores e financeiramente válidas para conquistar novos consumidores.

3 – Entenda o que o cliente busca de fato no seu produto

A princípio, esse item pode parecer óbvio, mas não é. Embora o cliente esteja comprando diretamente o seu produto ou serviço, por trás dele existem fatores emocionais ou funcionais que precisam ser conhecidos.

Por exemplo, se você vende um casaco muito acolchoado, o que o consumidor está comprando (além do design) é o conforto e a segurança de que ele estará equipado em um clima muito frio. Por isso, entenda sua persona: suas dores, suas motivações e como você pode ajudá-lo e se comunicar com ele. Isso certamente auxiliará muito na construção de uma boa estratégia de vendas.

4 – Crie uma rotina semanal 

É preciso que você crie uma rotina semanal para entender qual dia é melhor para cada uma das ações. No começo, você vai precisar fazer isso de acordo com seu feeling, estudos ou consultando pessoas que entendem do assunto. 

No entanto, quando seu processo de vendas entrar em prática, é preciso que você esteja atento aos sinais. Assim, você pode criar um cronograma do tipo “segunda-feira não é o melhor momento para follow-up” e “sexta-feira é um dia ruim para realizar um approach comercial”. 

E lembre-se! Não há uma regra. Cada negócio e tipo de cliente tem uma rotina diferente.

5 – Trabalhe com metas reais

Metas são importantes. É preciso saber aonde se quer chegar para traçar um caminho, certo? Entretanto, você deve estabelecer metas possíveis, ou seja, que podem ser alcançadas mediante a dedicação da sua equipe.

Um dos grandes erros de muitas empresas é estabelecer objetivos exagerados por acreditarem que os funcionários irão trabalhar arduamente para conquistá-los. Porém, o que acontece de fato é que, mesmo com muito esforço, existem metas que são irreais e, não alcançá-las lhe trará uma equipe desolada e aflita.

6 – Use as ferramentas disponíveis

Existem diversas ferramentas no mercado que auxiliam o time e a rotina de vendas da sua empresa. Um CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, é um sistema online que facilita o contato entre os profissionais e os seus clientes. 

Assim, ele permite a organização dos contatos e o armazenamento de informações importantes de cada um deles. Sem ele, o time não segue os dias de follow-up, não lembra do que foi conversado e acaba perdendo a linha de convencimento com os possíveis clientes. 

Logo, use a tecnologia ao seu favor! Procure as melhores ferramentas disponíveis e coloque-as dentro da sua estratégia.

O marketing pode ajudar muito o seu processo de vendas!

Não tem como falar de processo de vendas sem falar da importância do marketing. Afinal, a partir dele, é possível entender os desejos e necessidades do cliente e aliá-los a uma estratégia de comunicação assertiva trazendo, assim, benefícios acerca da imagem da sua empresa.

Conte conosco nessa etapa! A Caktus é uma empresa especializada em marketing digital e resultados. Juntos, pensaremos nos melhores recursos para o crescimento da sua companhia.

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Luiza Lima

Luiza Lima é comunicativa e ama escrever. Devido a essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplicá-las de maneira eficiente no marketing digital.

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