Modelo de plano de gerenciamento de mídias sociais

Um dos requisitos primordiais para um bom desempenho digital é criar um plano de gerenciamento de mídias sociais. Afinal, organizar os conteúdos e como eles serão veiculados é uma maneira de garantir que todos os posts serão feitos exatamente dentro da ordem e dos objetivos esperados.

Além disso, caso haja algum erro no processo, com um controle eficaz fica muito mais fácil identificá-lo e revertê-lo o quanto antes. Portanto, neste post, vamos ajudar você a fazer um bom planejamento e, consequentemente, uma boa gestão das redes.

Etapas do plano de gerenciamento de mídias sociais

Defina seus objetivos

Quando questionadas, muitas pessoas definem o foco de suas estratégias digitais como “gerar engajamento”. Tudo bem, tudo bem… essa resposta não está errada. Contudo, ela é muito abrangente.

Defina o que você deseja, de fato, conseguir com suas mídias. Você pode optar por curtidas, seguidores, compartilhamentos, fama, parcerias, ou até mesmo mais de uma das alternativas. O importante é não esquecer de escolhê-las e tê-las sempre em mente.

Trace o caminho

Agora que você definiu suas metas, você deverá traçar como vai manejar as ações para chegar até elas (em médio e longo prazos). Novamente, tente fugir das definições abstratas e achismos.

Faça pesquisas de público-alvo, defina temas de postagem, frequência e formato das suas mídias. Não se esqueça também de definir quais redes sociais serão usadas.

O planejamento deve ser feito periodicamente, de acordo com a sua necessidade e disponibilidade. Pode ser semanalmente, mensalmente ou até por semestre. Essa questão vai ficar à seu critério.

Mão na massa

Agora que tudo foi pré-estipulado, é hora de começar a executar. Para isso, você vai produzir todas as mídias em seus devidos formatos (vídeos, fotos, textos, e-books etc.).

Depois, é só veiculá-las nas respectivas redes sociais. Uma boa dica é não produzir a peça logo antes do momento programado para a postagem. Se possível, tente fazê-la pelo menos dois dias antes. Assim, você terá um tempo hábil para ajustá-la, caso necessário.

De olho no engajamento

À medida que as postagens são feitas, você precisa ficar de olho em como está sendo a receptividade delas. Por isso, analise os comentários, os compartilhamentos e o que as pessoas estão falando sobre isso.

Hoje em dia, sabemos que a publicidade digital é construída pelo usuário. Eles compartilham e elogiam o que lhes agrada, mas também não têm pudor em reclamar e denegrir a imagem de empresas nas páginas públicas, se não satisfeitos.

Portanto, gerenciar o modo como a sua linguagem está sendo percebida influencia muito no caminho que suas redes irão levar.

Mensure os resultados

Para ter um controle e um plano de gerenciamento de mídias sociais efetivo, é preciso checar e registrar os dados da sua publicação. Quantas pessoas foram atingidas? Você caminhou rumo ao seu objetivo final?

Para te ajudar nessa etapa, você pode utilizar o Google Analytics, um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

Além dele, algumas redes possuem seu próprio banco de informações de gerenciamento de métricas e você pode acessá-las pela plataforma, como é o caso do Twitter e do Facebook, por exemplo.

Essa parte é muito importante, pois ela funciona como um indicador de assertividade de estratégias. Dessa maneira, se você notar que está estagnado ou retraindo nas suas métricas, é hora de mudar a tática!

O ciclo recomeça – lapidado e aperfeiçoado

Depois de entender os seus resultados, você deve fazer um planejamento para um novo período. Mas lembre-se que aqui você já tem experiência e levantou uma pesquisa sobre o seu público, o que é meio caminho andado.

Então, é hora de usar a sua prática ao seu favor (por isso é tão importante ter todos os registros da execução anterior). Aqueles posts que renderam bons frutos podem servir de inspiração. Por outro lado, aqueles que não foram tão bons assim servem como aprendizado.

Conte com a Caktus para bombar as suas mídias digitais!

A Caktus é uma empresa de marketing estratégico focada em resultados digitais. Nossa equipe é formada por experts em diversas áreas e, por isso, eles saberão exatamente o que fazer para montar as melhores táticas para o seu negócio!

Você define seus objetivos e a gente trabalha, junto com você, para alcançá-los. E aí? Pronto para construir uma forte presença digital?

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você:

Henrique Borges

Também conhecido como Rick Borges, Henrique é formado em Publicidade e Propaganda e já teve experiências nas mais diversas áreas. Hoje, trabalha como social media, mas sua paixão e curiosidade pela comunicação o impulsionam a se envolver e transitar entre os mais diversos campos: design, redação, audiovisual e tudo mais que a criatividade permitir!

Cadastre-se

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Seus contatos estão SEGUROS conosco.

Siga nos

Cadastre-se

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade