Entenda os principais KPIs do Google Adwords

Você já ouviu falar sobre os KPIs do Google Adwords? Os indicadores-chave de desempenho (em inglês, Key Performance Indicator) são ferramentas de gestão para medir periodicamente o nível de sucesso em uma determinada plataforma – neste caso, no Google Ads.

Existem também muitas categorias de indicadores: eles podem ser quantitativos ou qualitativos, por exemplo. O ideal, na verdade, é que se combine os melhores para que o controle de efetividade seja o mais assertivo possível. É exatamente sobre isso que vamos falar neste texto!

Os mais importantes KPIs do Google Adwords

Taxa de impressão

A taxa de impressão é a frequência com que seu anúncio foi exposto. Ela é contabilizada sempre que a peça aparece em uma página de resultados de pesquisa ou em algum outro site da rede do Google.

Para calcular essa taxa, o Google realiza uma proporção entre o volume de buscas das palavras-chave indicadas pelo anunciante e o volume de exibição dos anúncios. Ou seja, se você anuncia um “tênis rosa”, a sua impressão será julgada como efetiva (ou não) de acordo com a proporção do total de anúncios que aparece quando uma pessoa busca por essa combinação de termos no Google.

Logo, se a sua taxa de conversão é baixa, pode ser que você não tenha escolhido uma boa palavra-chave ou que não tenha realizado um bom trabalho de SEO.

CTR

A ferramenta “Click Through Rate” é utilizada para fazer a verificação de eficácia dos links patrocinados. Basicamente, ele analisa o número de cliques em relação ao número de exibições, indicando se o anúncio possui boa qualidade ou não.

Se fosse colocado em uma fórmula, o CTR apareceria mais ou menos da seguinte maneira:

Número de cliques / número de visualizações = CTR

Em suma: o CTR é um KPI que dá sentido às taxas de impressão. Afinal, sozinhas, elas não significam nada e, por isso, precisam ser avaliadas juntamente com o número de cliques.

Taxa de conversão

Esta métrica nos dará mais uma informação muito valiosa para a mensuração: o que acontece depois do clique no anúncio.

Ou seja, até aqui, nossos KPIs do Google Adwords têm seguido uma linha de filtragem cronológica. Primeiramente, pegamos uma métrica geral (a taxa de conversão), em seguida, o número de cliques e, por fim, a ação final do internauta.

Na verdade, é como se estivéssemos passando nossa análise por peneiras cada vez mais finas. Sendo assim, só serão contabilizadas nesse indicador as ações das pessoas que fizeram exatamente o que o anunciante esperava (como efetivar a compra ou fazer o download de um material, por exemplo). Em resumo: esse KPI mede a efetividade do link na prática.

CPC e CPA

O CPC (custo por clique) é um modelo utilizado no Google Ads no qual você paga de acordo com os cliques que recebe por usuário.

Esse formato é ótimo pois, além de obter um custo proporcional à sua conversão, ele se torna automaticamente um KPI. Afinal, você saberá exatamente quantas pessoas clicaram na sua campanha e o impacto que ela tem causado nos usuários.

Já o CPA (custo por aquisição) é a opção mais cara entre as disponíveis no Google Adwords. Entretanto, é muito efetiva como indicador. Nela, você só pagará quando alcançar o objetivo final da sua campanha (seja a compra de um produto, o download de um e-Book ou a migração para outro link). Por isso, novamente, você pode usá-la para contabilizar suas conversões.

Índice de qualidade

O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo próprio Google, que gera uma nota de 1 a 10 para julgar se o anúncio, as palavras-chave e a página de destino são relevantes para o internauta interessado naquele assunto.

Ou seja, esse é um KPI ofertado pelo Google. Você só precisa controlá-lo.

Mas como ter acesso a ele? Anota aí: ao entrar na sua conta do Adwords, acesse a aba “campanhas” e, posteriormente “palavras-chave”. Em seguida, haverá uma coluna com o nome “Status”. Posicionando o mouse sobre o ícone exibido nessa coluna, surgirá um botão com algumas informações do Índice de Qualidade. Daí em diante é só explorar!

Precisa de ajuda para monitorar os KPIs do Google Adwords?

Esperamos que nosso post tenha te ajudado a mapear os melhores índices do Google Ads. Contudo, sabemos que se sair bem nos links patrocinados não é uma tarefa fácil, principalmente com a atual competitividade do mundo digital.

Por isso, é preciso entender que, para uma conversão efetiva, o processo deve ser feito de maneira inteligente do ínicio ao fim: desde a escolha dos termos até a abordagem do anúncio e a sua divulgação.

Sabendo dessa dificuldade, muitas empresas optam por ter um profissional de marketing responsável por essa e outras demandas ligadas à comunicação corporativa. Pensando nisso, no post passado, demos algumas dicas para uma contratação assertiva. Confira!

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Luiza Lima

Luiza Lima é comunicativa e ama escrever. Devido a essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplicá-las de maneira eficiente no marketing digital.

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