Dicas para começar um blog para sua empresa

Quantas vezes você já precisou saber sobre algum assunto específico e pesquisou a respeito dele na internet? Aposto que já perdeu as contas! Realmente, nos dias atuais, os conteúdos digitais são cada vez mais buscados e, portanto, ter uma página virtual faz muito sentido. Pensando nisso, hoje vamos dar algumas dicas para começar um blog para sua empresa.

Ah! E para você já ir se empolgando com a ideia, nós vamos te contar uma informação: você sabia que, de acordo com as estatísticas, cerca de 87% das companhias que atualizam frequentemente um blog conquistam novos clientes a cada dia? Pois é. Então confira o nosso post e abra novos caminhos para os seus negócios!

Antes de tudo, avalie a real efetividade do blog para a sua empresa

Embora ter um blog seja uma ótima maneira de captar novos clientes, antes de começar a investir nesse recurso, pesquise e veja se a sua persona busca por informações neste formato e se, a partir dele, você vai ter um melhor suporte comercial ou atendimento ao cliente.

Após essas considerações, vamos para o segundo ponto da analíse: você tem disponibilidade para produzir materiais ou inputs relevantes? Se não, é melhor investir em um outro canal de marketing. Afinal, na internet, o conteúdo é soberano produzi-lo sem nenhum diferencial não lhe trará resultados satisfatórios.

Por fim, chegamos a um terceiro ponto, que consiste na compreensão de qual abordagem pode agregar valor ao seu público. Nossa sugestão é que você faça uma lista de problemas enfrentados pelos seus clientes e comece a listar possíveis materiais que possam ser produzidos para ajudá-los. Assim você terá uma noção se, de fato, tem algo a acrescentar a seu público.

Bom, se você percebeu que pode auxiliá-los nesse aspecto, então é hora começar a se preocupar com seu blog. Vamos lá?

Anota aí: dicas para começar um blog para sua empresa

Estude bastante sobre SEO

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Na verdade, é um conjunto de técnicas de otimização para sites ou blogs. O objetivo é alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para a página da web.

Por isso, é muito importante estudar sobre as variáveis do SEO e aplicá-las na produção de conteúdo. Afinal, fazer um material relevante é importante, mas para que ele consiga realmente chegar ao seu público é necessário otimizá-lo.

Tenha uma plataforma simples e fácil

O ideal é que você possua uma plataforma segura e otimizada atrelada à sua página. Aqui na Caktus, por exemplo, nós usamos o wordpress. A partir da produção de conteúdo nessa ferramenta, conseguimos ter o controle de todas as variáveis da otimização e, assim, moldá-las de maneira assertiva.

Faça uma lista das dores da sua persona 

Para produzir materiais relevantes, você deve ter em mente o que é importante para a sua persona. Por isso, questione quais são seus problemas e como você pode ajudá-la.

A partir da sua “lista de dores”, você pode destrinchar cada uma delas e, baseado nisso, desenvolver textos, e-books, vídeos e o que mais sua criatividade permitir! Ou seja: ela será um direcionamento para o seu blog.

Realize uma pesquisa de palavra-chave

Depois de fazer a sua lista de dores você deve entender se mais pessoas estão tendo aquele problema e, mais do que isso, como elas estão procurando a solução para ele e qual é o volume real dessa busca.

Logo, nessa etapa, é preciso casar as dores com um dos principais processos da otimização: as palavras-chave. Elas são a combinação específica de termos que as pessoas procuram no Google para se informar sobre determinado assunto.

Com as palavras-chave em mãos e os problemas da sua persona em mente, você tem muito mais chances de atingir um número satisfatório de pessoas!

Elabore um planejamento de conteúdo

Com os assuntos definidos, é muito importante que você se organize. Por isso, faça um planejamento de quando cada conteúdo será produzido, bem como as datas em que serão postados e os locais em que serão veiculados e impulsionados e a quais redes sociais serão vinculados.

Fazer esse cronograma é muito importante para que você não se perca durante os seus processos. Além disso, a partir dele você terá um histórico sobre tudo que já foi feito e, com isso, entender o que pode agregar ao que ainda será executado.

Produza o conteúdo

Com todas essas informações em mãos, é hora de colocar a mão na massa! Produza o material pensando em todas as constantes que o envolvem: desde a otimização, até a linguagem, comunicação e facilidade de conteúdo.

Por exemplo, se você estiver produzindo um texto para leigos, precisa pensar em um formato simplificado ou bem explicativo que atenda às necessidades do seu público. Por isso, lembre-se: um bom conteúdo é aquele que consegue dialogar com seu público-alvo.

Compartilhe o conteúdo

Nessa última etapa do processo, você deve seguir o que foi planejado e compartilhar todas as mídias relevantes. Além disso, lembre-se quais delas serão impulsionadas e quanto será investido em cada uma.  

Não se esqueça também que é muito importante seguir uma estrutura cronológica. Assim, você tem controle sobre todos os seus conteúdos e não corre o risco de ficar sem vincular em alguma rede social, por exemplo.

Precisa de mais dicas para começar um blog?

Conte conosco! A Caktus é uma empresa especializada em marketing digital e na geração de resultados por meio de recursos tecnológicos, analíse de dados e, claro, criatividade.

Por essa razão, nosso blog posta constantemente conteúdos sobre como utilizar o meio virtual ao seu favor. Inclusive, que tal ler o nosso post sobre gerenciamento de mídias sociais?

Além disso, caso você precise, podemos auxiliá-lo desde a criação do seu blog até a gestão e produção de conteúdo para a sua página. Tem dúvidas? Fale com a gente!

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Luiza Lima

Luiza Lima é comunicativa e ama escrever. Devido a essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplicá-las de maneira eficiente no marketing digital.

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