Design de sites: contratar uma equipe ou usar templates?

Quantas empresas de sucesso você conhece que não têm uma página na web? Nenhuma, não é mesmo? Por essa razão, nos dias atuais, colocar o seu negócio na internet é quase uma obrigação. Contudo, sabemos que há muitas dúvidas em torno desse assunto e, principalmente, em relação ao design de sites.

“Como devo desenvolver a imagem do meu site?”, “Quanto estou disposto a pagar por isso?”, “Qual retorno efetivo eu terei com o design?”. Essas são apenas algumas das dúvidas recorrentes e, por não saber muito bem como lidar com essas questões, muitas pessoas acabam optando pelo uso de templates na sua página da web.

No entanto, apesar de parecer uma escolha mais simples, será que é a melhor? Se você quer saber a resposta para essa pergunta, confira o post!

Templates: usá-los ou não no design de sites?

Afinal, o que são templates?

São estruturas prontas, previamente codificadas para atender alguns tipos de projeto. Dessa maneira, ela é padronizada de acordo com o segmento, por exemplo: templates de um site de finanças; para esportes; escolas etc.

Assim, todo a organização já fica pronta e as alterações são feitas apenas no conteúdo que o cliente irá inserir (textos, imagens e vídeos).

Usar templates é ou não aconselhável?

A resposta é: depende. Para saber se você deve ou não usar templates no desenvolvimento do seu site, é preciso refletir sobre os seus objetivos e a disponibilidade de alguns recursos, como:

Tempo

A principal diferença no desenvolvimento de uma solução personalizada é o tempo. Como você já deve saber, a pressa é inimiga da perfeição. Por isso, para construir uma página alinhada à estratégia, a curva de tempo é longa e serão necessárias várias etapas para elaborar um projeto coerente e ideal para o seu negócio.

Em contrapartida, ao optar por um template, o caminho já está quase na reta final, logo, você só precisará vestir o modelo. Por isso, muitos empreendedores utilizam templates pela necessidade de rodar os MVPS (a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento). Mas atenção! Como tudo na vida, essa escolha tem dois lados: ela pode se tornar um problema caso o produto cause um impacto negativo logo de primeira.

Força da identidade visual

Associado ao tempo de desenvolvimento do projeto, há também um outro fator que merece atenção: a necessidade (ou não) de contratar um profissional para o desenvolvimento de uma identidade visual compatível com a sua marca.

Ao optar por um template, você está pegando um produto pronto, sem o estudo do seu negócio em específico. No entanto, ao contratar um designer, ele precisará de recursos e dedicação para pensar em algo exclusivo à sua empresa.

No caso dos templates, por se tratar de um arquétipo, você pode encontrar páginas iguais ou muito parecidas com a sua. Por isso, eles não são muito originais, o que traz consequências muito maiores do que apenas uma questão estética.

Afinal, quando você é facilmente lembrado e identificado pelo internauta, ele tem um grande potencial de se tornar seu cliente. Contudo, quando ele se depara constamente com sites parecidos com o seu, as chances de te confundir são muito maiores.

Em suma, ao desenvolver uma plataforma personalizada, com a cara da sua empresa, as chances de você estar no “top of mind” do cliente são muito maiores.

Investimento financeiro

Os design de sites prontos são mais baratos, pois são desenhados em um processo many-to-many, ou seja, de muitas pessoas para muitas outras pessoas (é escalável).

Já um item personalizado é aquele no qual você investe em uma equipe que trabalhará profundamente na sua marca e na mensagem que você deseja transmitir.

Por isso, o custos de investimento são diferentes e, caso você não tenha muita verba para investir, pode ser preciso optar por templates. No entanto, quando seus recursos aumentarem, uma boa opção pode ser modificar a sua plataforma para uma página com a sua cara! Lembre-se: esse é um investimento no seu branding e na forma como o seu consumidor enxerga a sua imagem institucional.

Performance e experiência de navegação

Talvez esse seja o principal ponto da nossa reflexão. É muito importante que o sistema tenha uma excelente performance e seja responsivo, principalmente dentro de alguns segmentos. Se você trabalha com e-commerce, por exemplo, o seu usuário precisa achar os produtos facilmente para que você tenha uma alta taxa de conversão.

Contudo, é mais difícil encontrar boa performance em templates, pois são desenvolvidos para vários clientes e várias necessidades diferentes. Por essa razão, seu site vem com maior quantidade de código, repleto de plugins e features que não precisariam ser carregados, o que deixa a página pesada e com a performance prejudicada.

Precisa de ajuda para desenvolver um design de sites?

Já falamos aqui no blog sobre os principais pontos que você deve se atentar ao escolher um fornecedor para fazer o seu site. Por isso, é preciso que você opte por uma empresa comprometida em entregar bons resultados digitais e que se preocupe com o crescimento da sua empresa.

Precisa de ajuda para montar o seu site? Conte com a Caktus! Nossa equipe é constituída por profissionais de marketing qualificados, designers e programadores que farão um website from scratch (do zero), pensando em todas as suas necessidades e individualidades.

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você:

Luiza Lima

Luiza Lima é comunicativa e ama escrever. Devido a essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplicá-las de maneira eficiente no marketing digital.

Cadastre-se

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Seus contatos estão SEGUROS conosco.

Siga nos

Cadastre-se

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade