Criação de sites responsivos: Supere expectativas com a Caktus

O blog post de hoje é dedicado a você, que sabe da importância da criação de sites responsivos e, por isso, está passando por alguma dessas situações:

1 – Entende que seu novo site precisa necessariamente se adaptar à tela de dispositivos mobile (celulares, tablets etc.). Descobriu que existe um nome para isso – que é “site responsivo” -, jogou no Google e voilá, encontrou este artigo. 

2 – Já sabe, de longa data, a importância de ter um site responsivo, tem consciência de que isso é indispensável, mas que apenas ser responsivo não basta. Logo, você está navegando em vários materiais sobre o tema na busca de algo diferente, que te mostre que já é possível ir além da responsividade.  

Bom, se você se enquadra na primeira situação, então não recomendo que siga a leitura. Aqui, vamos além do site responsivo. E, para ampliar os seus rendimentos, você e sua equipe precisam estar maduros e empenhados para entrar em um projeto focado em resultados. 

Agora, se você decidiu seguir comigo, esteja preparado para quebrar algumas crenças. Vamos lá?

Por que você deve ir além da criação de sites responsivos

Responsividade não é mais um diferencial

Claro que ter um site responsivo é um ótimo começo, mas não se engane: isso não pode se tornar um indicativo de sucesso digital. 

Agora, imagine a seguinte situação: um estudante que possui um inglês de nível médio-intermediário e, por isso, acredita que conseguirá emprego em qualquer empresa que ele se candidatar. Obviamente, você vê uma incoerência nesse pensamento, certo? Afinal, embora falar inglês realmente seja bom para o currículo, hoje em dia é quase como uma obrigação e não um diferencial.

Ou seja, quando levamos isso para o nosso contexto, podemos afirmar que: sites não podem se limitar a ser apenas de fácil navegação. Eles precisam, também, saber dialogar com o usuário na hora, local e linguagem correta.

Beleza não põe mesa

Calma, calma… não estamos dizendo que seu site deve ser feio. Contudo, a beleza não deve ser o centro das avaliações de qualidade da sua página. Na verdade, o que deve ser levado em consideração é quanto o visual contribui para a usabilidade, conversão, UX (experiência do usuário) etc.

Portanto, o ideal é tentar aliar um bom design à utilidade. Não adianta nada fazer uma página toda colorida se isso causa confusão no seu cliente. Pense em um site claro e objetivo!

Saiba o que esperar do projeto, antes mesmo de começar

É muito mais fácil trilhar um caminho no qual você sabe o destino do que ficar andando por aí sem rumo, certo? Com a criação de sites responsivos, é a mesma coisa. Portanto, tenha objetivos claros, tanto numericamente e quanto qualitativamente. 

Pense em métricas como:

  • Em quantos por cento você quer aumentar as suas conversões?
  • E quanto aos acessos?
  • Você deseja aumentar o número de vendas pelo e-commerce? (Se for o caso de se tratar de uma loja online, claro)

Saiba exatamente quais frutos você deseja colher do seu novo site e deixe isso claro para quem vai desenvolver esse projeto com você. Perceba, inclusive, que esse processo deve ser feito com você e não para você. Você faz parte do desenvolvimento!

Colocar a mão na massa é indispensável

Você já percebeu que grande parte dos bons restaurantes no mundo possui o próprio dono trabalhando na cozinha, como chef? É exatamente essa a lógica! No entanto, se você não quer se envolver no projeto, esqueça, nem comece.

Para uma estratégia que funcione de verdade, a alma e a essência da sua empresa precisam estar alinhadas ao plano. Por isso, trabalhar em conjunto com quem vai executar o projeto é fundamental.

Quem precisa gostar do seu site não é você

É o seu cliente! Deixe seus gostos pessoais e opiniões sempre de fora das validações. Encare o projeto com o olhar crítico da sua persona, pois é ela quem precisa se localizar e ser guiada para executar as ações dentro do site.

E não se esqueça de tentar se colocar no lugar dela e imaginar quais são suas dores e por quais razões seu site está sendo procurado. Assim, você consegue entregar uma solução consistente que ajudará a aumentar os níveis de conversão!

O site não pode ser abandonado

Depois de criado, é necessário que você utilize ferramentas para mensurar o quão efetivas estão sendo as estratégias usadas no seu site. Até porque, nada é tão bom que não possa melhorar.

Ferramentas como Analytics, Hotjar, Hootsuite, Sprout Social e BuzzBundle podem te ajudar (e muito) nessa missão.

Inclusive, se a equipe responsável pelo desenvolvimento da sua página oferecer o serviço de CRO (otimização de conversão), talvez valha a pena contratá-la. Assim, você terá um trabalho realizado constantemente e, consequentemente, a maximização de resultados.

Pronto para colocar as dicas em prática?

Se você conseguiu perceber o potencial de seguir essas diretrizes, temos uma ótima notícia para você. Na Caktus, trabalhamos com todas essas estratégias! Se você deseja um site dentro desses parâmetros, somos a melhor opção para o seu projeto.

E aí? Quer potencializar seus resultados?

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

Thais Faria

Thais Faria é nossa diretora de atendimento e produção. Com um senso de humor sem igual, cuida de nossos clientes e de nossa equipe com um “quê” de mãe. Com 10 anos de experiência no mercado de marketing (a maior parte no digital), tem sempre uma ideia inovadora na manga para solucionar os desafios que surgem diariamente. Tha teve a ideia de fazer da Caktus uma empresa de resultados, que se torna parte integrante de cada cliente para que juntos, planejem, executem e alcancem cada um dos objetivos traçados.

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